Google Stadia, a nova plataforma de jogos da Google

A Google acabou de anunciar a sua plataforma de jogos via streaming que foi nomeada de Stadia. A plataforma funcionaria de forma diferente dos atuais consoles, no qual você precisaria adquirir o console para poder jogar os jogos. No caso do Stadia, você pode jogar jogos via streaming sem a necessidade da aquisição de um console, já que todo o desempenho necessária para rodar o jogo seria terceirizado para os data centers da Google. O que é de uma certa forma inovadora esta ideia, já que atualmente é necessária comprar console + jogos + acessórios em muitos casos o que dificulta a entrada para pessoas com menor poder de compra. Apesar disso o Stadia viria com um controle específico para o sistema no qual você estaria conectado direto ao datacenter da Google e não ao console local, o que tornaria jogos online praticamente sem latency. Confira o vídeo abaixo:

O lançamento está previsto para este ano, em alguns países como os EUA. Para o Brasil não há previsão.
Toda inovação é interessante, entretanto vale fazer algumas ressalvas, a principal vantagem de se jogar em console é a possibilidade de obter o jogo físico e se você ficar arrependido com a compra, a possibilidade de revenda é garantida neste modelo. Já no caso do Stadia, se você paga por algum jogo e se arrepende como isso funcionaria? Tanto o Google Stadia e a Epic Store estão tentando entrar no mercado de jogos, entretanto nós já temos alguns players estabelecidos. Como o Google stadia competiria com o Nintendo Switch com seus IPs como Zelda, Mario, etc?
Uma ótima ideia da Google, que é bem-vinda sem dúvida, entretanto é difícil afirmar se esta plataforma cairá no gosto dos jogadoers atuais.

Desempenho(latency):

desempenho do google stadia comparação xbox pc
Fonte: Digital Foundry.

Um ponto positivo para este tipo de conexão é a possibilidade de escalabilidade em jogos como PUBG ou outros Battle Royale, onde a limitação fica por parte da conexão do cliente ao servidor. Neste caso do Stadia, milhares de pessoas poderiam participar em jogos estilo Battle Royale já que o processamento necessário seria totalmente terceirizado aos servidores da Google.

Até então não se sabe o custo dos jogos na store do Stadia, mas com base no modelo de negócios da Google é possível afirmar que muitos se não a maioria dos jogos serão gratuitos com propagandas dentro do jogos, estilo YouTube. Ao que se sabe até então, é necessária jogar a partir do Google Chrome dentro do YouTube.

1 Comentário(s)Adicionado

Participar da Discussão
  1. Pingback: Como o Google Stadia poderá mudar a indústria de games 11 de abril de 2019

    […] e as indústrias com mais consumidores. Dessa maneira, um dos recentes lançamentos da Google foi o Stadia, a qual poderá mudar a indústria de video games de várias maneiras, a qual é uma indústria […]

Fazer Comentário: